Abrir postagens

Memphis Blues


 O Álbum 

Memphis Blues, décimo primeiro álbum de Cyndi,  foi lançado nos EUA em 22 de Junho de 2010. O primeiro single do álbum foi Just Your Fool. Lançado em 18 de Maio de 2010, ficou em 1° lugar no iTunes de vários países, incluindo Canadá, Austrália e Estados Unidos, entrando para a parada Billboard Top Blues Tracks, ficando em segundo lugar. O álbum foi produzido no mês de Março, por Cyndi e Scott Bomar. O mesmo foi lançado na Oceania em Julho, obtendo sucesso de vendas nos países Austrália e Nova Zelândia. Na Europa o álbum só foi lançado em Setembro, obtendo sucesso de vendas em diversos países, sendo seu primeiro álbum nas paradas britânicas desde 1994. Cyndi também fez uma pequena tour por alguns países Europeus para divulgar o álbum, passando por países como França, Reino Unido e Alemanha. No Japão o álbum foi lançado apenas em 23 de Março de 2011 com uma edição especial limitada com DVD Bonus das gravações do CD, pelo selo Sony Music.

Sobre o álbum


Cyndi anunciou através de seu Twitter, no fim de 2009 que estaria lançando um álbum de Blues em 2010. Ela deu inicio as sessões de gravação do Cd em Março de 2010 no Electrophonic Studios, em Memphis, Tennessee, com o produtor Scott Bomar, seu freqüente colaborador Bill Wittman e convidados especiais, como Charlie Musselwhite, Ann Peebles e Allen Toussaint. O procedimento de gravação do álbum foi bem rápido, Cyndi o gravou em apenas algumas semanas. Cyndi iria colocar o nome do álbum de "Torch Songs", mas devido a muitos artistas terem colocado este mesmo nome em seus discos, ela decidiu chama-lo de Memphis Blues.

 O Lançamento no Brasil

O álbum foi lançado em terras brasileiras no dia 20 de Julho de 2010 pelo selo LAB 344. Haviam dois tipos de edições do álbum, a de acrílico e a digipack. A versão digipack foi autografada pela própria Cyndi, porém era uma edição limitada. Nestas mesmas versões de Memphis Blues, foi incluída a faixa "I Don't To Cry", que teve a participação do saxofonista Leo Gandelman, que até participou de algumas apresentações de Cyndi no país. Segundo ela, a faixa foi gravada especialmente para o Brasil. O single lançado para divulgação do disco no Brasil, foi a canção "Don't Cry No More", que foi bastante executada em muitas rádios do país, como por exemplo, a Transamérica. O álbum já vendeu cerca de 19 mil cópias no país e deve faturar um disco de Ouro por vendas superiores ou iguais à 20 mil cópias em breve.

Faixas

  1. "Just Your Fool" (feat. Charlie Musselwhite) 
  2. "Shattered Dreams" (feat. Allen Toussaint)
  3. "Early in the Mornin" (feat. Allen Toussaint & B.B. King) 
  4. "Romance in the Dark" (Lil Green) 
  5. "How Blue Can You Get?" (Jonny Lang) 
  6. "Down Don't Bother Me" (feat. Charlie Musselwhite)
  7. "Don't Cry No More"
  8. "Rollin' and Tumblin'" (feat. Ann Peebles)
  9. "Down So Low"
  10. "Mother Earth"
  11. "Crossroads" (feat. Jonny Lang)
  12. "Wild Women Don't Get the Blues"( e faixa bônus para o Brazil)
  13. "I Don't Want to Cry" (feat. Leo Gandelman) (Faixa bônus)

Desempenho comercial e crítica

Memphis Blues se tornou o Terceiro álbum de Cyndi Lauper com melhor posição na Billboard 200, atrás apenas de True Colors 4° e She's So Unusual 4°. De acordo com o jornal oGlobo, o Cd em Dezembro de 2010 já havia vendido mais de 600 mil cópias. Além disso, 7 canções do álbum debutaram no Top 25 Billboards Blues Digital Songs, incluindo Crossroads em 1° lugar. O tábloide New York Post elegeu o álbum como o sétimo melhor do ano de 2010, em sua lista anual de melhores álbuns. A Billboard brasileira o classificou, como o melhor álbum de toda carreira de Cyndi. Ele também concorreu ao Grammy Awards de 2010 e foi o álbum de Blues mais vendido em 2010 nos EUA e o álbum de Blues mais vendido no Brasil. Mesmo não sendo um álbum comercial e não tendo nenhum video-clipe, Memphis Blues conseguiu um ótimo desempenho no mundo inteiro, fazendo Cyndi entrar em sua maior turnê, Memphis Blues Tour, desde a Fun Tour.


                       Paradas
 Posição
Billboard 200         #26
Billboard Blues Albums Year-End          #1
Billboard Blues Albums         #1
Billboard Independente Albums         #2
Billboard Tastemakers Albums         #12
Cashbox Top Popular Albuns         #19
Cashbox Top Popular Blues Album         #1
Canadá Albums Charts         #45
Belgium Albums Chart (Wallonia)         #79
Belgium Albums Chart (Flanders)         #77
German Albums Chart
#77
Greek Albums Chart
#45
Swiss Albums Chart
#77
French Albums Chart
#31
UK Albums
#13
Brasil/Bazuca Albums Chart
#1
Japan Albums Chart/Oricon

#11

Total de cópias vendidas mundialmente
1 milhão e 100 mil cópias(estimativa)